Como aparecer bem nas telas?

Posicione-se na melhor luz

A iluminação mais forte do ambiente deve estar na sua frente quando estiver gravando. Ninguém gosta de parecer cansado ou mais velho, ou numa penumbra.
Uma boa luminosidade não só vai fazer você parecer mais disperto, mas também vai tirar mais proveito das capacidades de definição da sua câmera. As  câmeras de video digitais (automáticas, profissionais e smartphones) reduzem a qualidade da imagem para compensar a falta de luz do ambiente gravado.
E de preferência, não se posicionar a frente de algum ponto de luz forte, como uma janela ensolarada. Isso pode te reduzir a uma silhueta no vídeo.


Atenção com o que está no fundo

Qualquer objeto que roube a atenção do espectador para outro lugar ou conteúdo deve ser evitado dentro do quadro do video. Posters, quadros, imagens carregadas de discursos confundem mais do que ajudam, além de poluir o video.  
A não ser que você tenha aquela carta na manga. Uma idéia criativa de usar o objeto como símbolo ou ferramenta para fortalecer seu discurso. Uma surpresa inteligente é sempre bem vinda.


Latência : intervalo entre o começo de um estímulo e o início de uma reação associada a este estímulo. 

Evite travar o vídeo. Ou uma queda na tranmissão. Você pode ficará cm seu rosto congelado em um momento inesperado. Enquanto fala , por exemplo. O que se confunde facilmente com uma bela careta.
Como minimizar este problema. Utilize uma conexão dedicada para a transmissão. Ou que seu uso esteja restrito por aquele período de tempo. Desligue aplicativos de backup automático, como Dropbox, ou Drive que podem ficar rodando no background. E dê preferência a conexão Ethernet a Wi-fi.
Pode até acontecer de o vídeo travar em algum momento, por sobrecarga no FacebookLive, ou coisa parecida. Mas que esse problema fique restrito aos canais. Evite travar de bobeira.
 

Escolha os ângulos que favorecem

Poucas pessoas ficam bem quando filmadas em angulos com a câmera baixa. Nossos rostos ficam amplos. Além de criar um "olhar intimidador"para a audiência.
Posicione sua câmera ( telefone,webcam, etc) ao nível dos olhos, ou ligeiramente acima. E descubra qual o seu melhor angulo pessoal para uma leve descentralização do rosto. Para encontrar seu melhor ângulo, dê uma olhada nas suas fotos escolhidas como perfil nos útlimos tempos. O que elas têm em comum. Essa é uma fonte legal pra chegar algumas conclusões.


Contato visual é essencial

Todos somos capazes de perceber quando alguém que está diante da câmera está lendo um cartaz ao lado.  Também percebemos quando a pessoa está se assistindo na telinha.  
As vezes é difícil manter a concentração na lente. Mas olhe pra ela sempre que puder. Tem alguém do outro lado olhando diretamente pra você.

Sentado ou de pé, mantenha uma boa postura

Uma postura ruim diante da câmera passa a impressão de cansaço e desgosto de estar fazendo o que seja.  Se estica, joga o ombro pra trás e respire sempre.  Faça o que for necessário para estar com o corpo ereto durante a transmissão.


A roupa certa

É importante que você escolha a roupa que te deixa confiante. Porém , algumas peças dificilmente ficam bem . Listras costumam não ficar bem na tela.  Tecidos muito estampados também não. 

O caminho seguro: use cores sólidas. 


Relax!

Manter o rosto e o corpo calmos é um desafio.Mas a sensação de tranquilidade e conforto diante da câmera é uma das principais qualidades de um bom apresentador. Não deixar de respirar. Não congelar em um sorriso, principalmente se esta acompanhando a fala de outra pessoa. A naturalidade no diálogo é o repouso que o espectador precisa para acompanhar a fala.


Fale com confiança 

Prepare o texto que falará. Ainda que mentalmente antes de estar no ar. Mesmo que faça tudo diferente, passar um roteiro traz segurança que reproduzirá uma fala mais confiante e segura. Mesmo que gagueje por um instante, ou se enrole em alguma explicação saberá para onde voltar ao seu lugar seguro.




Esperamos vê-lo ao vivo, com melhores apresentações e resultados em seus vídeos. 
Conheça a Jardim Digital e venha para o nosso Ecossistema.