Como escrever um roteiro com apenas dois dedos?

Quando eu era mais novo, meus pais me matricularam em curso de datilografia. Saber digitar com todos os dedos era a garantia de um bom trabalho no futuro. Eu até hoje, uso essa habilidade adquirida. Ela garante uma melhor velocidade na digitação dos meus textos.

Grandes roteiros de Cinema foram escritos nas velhas máquinas de escrever e com o avanço da tecnologia, logo passaram do físico para os bits através dos computadores. No século XXI, os roteiros já podem ser escritos no próprio celular graças aos novos aplicativos. 

Um dos mais usados é o Fade In mobile, Myscreenplays e Scripts Pro.  Eles estão disponíveis  para Android e IOS. Com eles, os roteiristas podem escrever suas ideias enquanto estiverem viajando, almoçando ou esperando na fila de algum supermercado. Nada de mesas, cadeiras e computadores. Tudo pode ser feito em pé ou sentado em qualquer lugar. 

Na regra da digitação, os polegares são responsáveis apenas em apertar o botão de espaço enquanto os outros dedos digitam. Com o uso dos mobiles as regras mudaram.  Agora, os polegares são responsáveis pela digitação, enquanto os outros dedos ajudam a segurar o aparelho. 

Novos tempos! Os polegares curtiram.  


Adriano Bidão é roteirista, escritor e publica no blog do Ecossistema Jardim Digital.